top of page

Compilação: como desbotar cabelos coloridos

Oi gente! Nesse post trouxe vários truques para desbotar a cor do seu cabelo para mudar de cor. Antes de tudo, quero dar créditos ao site Chibi Room e deixar bem claro que todos métodos e dicas citados abaixo eu encontrei no Chibi, e trouxe para esse post com as minhas palavras e algumas modificações.

Quero também deixar claro que não testei todos os procedimentos. Os que eu não testei estarão com o aviso em vermelho. Vamos lá!

É importante saber:

  • Não faça nenhum dos métodos citados abaixo caso seu cabelo esteja quebradiço, ressecado, ou com excesso de química. A dica é tratar muito bem com hidratações, nutrições e reconstruções antes de tentar desbotar.

  • As receitas que levam Shampoo podem ser substituídas por Shampoo Anti resíduos, porém esse tipo de Shampoo é mais forte, por ser indicado para retirar resíduos do cabelo, como o próprio nome diz. Então, caso o seu cabelo não esteja saudável, não é recomendado usar pois pode causar danos irreparáveis.

  • O tempo de pausa máximo é de 30 minutos. Para métodos com descolorante na receita, 30 minutos é o limite máximo do tempo de repouso. Para métodos com shampoo na composição (sem descolorante), você pode deixar 45 minutos no máximo (ideal), e para métodos com condicionador, o tempo de repouso pode se estender para 1 hora.

Métodos (de menor risco de dano ao maior)

1) Leite + Máscara

O que vai precisar: leite e uma máscara de hidratação. Também pode-se trocar por condicionador.

Modo de fazer: Misture em um recipiente 2 colheres de leite com 1 colher de máscara (caso o seu cabelo for abaixo dos ombros, dobre a receita) e aplique na parte a ser desbotada. Espere 50 minutos e lave.

Eficiência: O leite sai da cor da sua tintura na hora da lavagem, só aí já dá pra perceber que fez efeito. Depois de seco você percebe que saiu grande parte da cor. (já testei)

Risco de dano: não há risco de dano, já que o leite e a máscara hidratam o cabelo, deixando mais macios e saudáveis.

2) Limão + Condicionador

O que vai precisar: 1 limão e condicionador.

Modo de fazer: Misture em um recipiente o suco de 1 limão, e quantidade suficiente de condicionador. Não encoste a mistura na pele, e deixe agir de 1 a 2 horas. Depois é só lavar bem para tirar os resíduos.

Eficiência: Nunca testei, em breve testo e digo para vocês se funciona realmente.

Risco de dano: Sem risco de danos. Mas uma coisa muito importante é saber que você não pode deixar o limão encostar na pele, pois queima quando exposta ao sol.

3) Touca de Shampoo

O que vai precisar: apenas shampoo.

Modo de fazer: Passe shampoo em toda a parte a ser desbotada, e aguarde 1 hora. Depois é só lavar normalmente e se quiser pode passar condicionador.

Eficiência: O cabelo realmente desbota muito, porém é um processo mais lento, que deve ser feito toda semana. (já testei)

Risco de dano: Quase nenhum. Pode dar uma leve ressecada no cabelo, mas nada que uma hidratação não resolva.

4) Bicarbonato de Sódio + Shampoo

O que vai precisar: bicarbonato e shampoo.

Modo de fazer: Misture 1 colher de bicarbonato em 2 colheres de shampoo. Dobre a receita caso seu cabelo for abaixo dos ombros. Aplique no cabelo, deixe por 30 minutos e lave.

Eficiência: Desbota demais o cabelo, e foi um dos métodos que eu mais gostei. (já testei)

Risco de dano: Pode causar leves ressecamentos. Em cabelos frágeis não é indicado!

5) Creme Dental + Shampoo

O que vai precisar: creme dental e shampoo.

Modo de fazer: Misture 2 colheres de shampoo com 1 colher de creme dental. Aplique nos cabelos e deixe por 30 minutos, depois é só lavar bem.

Eficiência: Nunca testei, em breve testo e digo para vocês se funciona realmente.

Risco de dano: Pode causar ressecamento. Em cabelos frágeis não é indicado!

6) Vitamina C + Shampoo

O que vai precisar: Vitamina C em gotas e Shampoo. A vitamina você encontra em qualquer farmácia.

Modo de Fazer: Misture quantidade suficiente de shampoo com 20 gotas de Vitamina C, ou então até que o shampoo fique bem laranjinha. Misture, aplique nos cabelos e deixe por 40 minutos. Depois é só lavar.

Eficiência: Dizem que essa misturinha faz milagres, pois tira quase toda a cor do cabelo.

Nunca testei, em breve testo e digo para vocês se funciona realmente.

Risco de Dano: Pode ressecar um pouquinho, mas nada que uma hidratação não resolva.

7) Neutralização com descolorante

O que vai precisar: Pó descolorante, Água Oxigenada (o máximo é

20 volumes), pigmento da cor oposta da cor que você quer tirar.

Ex: Anilina.

Modo de fazer: Faça a mistura de 1 de pó para 2 de ox, depois que homogeneizar a mistura, aplique um corante da cor oposta do seu cabelo, até a mistura ficar na mesma intensidade da cor do seu cabelo. Deixe repousar por até 30 minutos. Lave.

Eficiência: Você vai conseguir tirar a maior parte da cor do seu cabelo caso saiba fazer certinho o procedimento. Eu mesma já testei, e tenho quase certeza que fiz errado, pois não mudou cor nenhuma no meu cabelo. A neutralização é a anulação da cor, ou seja, se eu quiser anular a cor rosa que está no meu cabelo, vou fazer a mistura usando anilina verde. O resultado será um cabelo cinza, que é uma base perfeita para qualquer cor.

Risco de dano: Pode causar muitos problemas caso usado em cabelos fragilizados, já que leva química.

Foto do site Chibi Room.

8) Dekap Color ou Color Remover

O que vai precisar: Dekap Color e Color Remover são cosméticos destinados a remoção de tintura (apenas tintura, não remove sua cor natural). Você encontra em qualquer loja de cosméticos na faixa de R$40.00.

Modo de fazer: Ao comprar um desses produtos, você receberá dois frascos numa caixa. Misturar o conteúdo dos dois frascos em proporções iguais (1:1), aplicar nos cabelos secos, deixar repousar por até 45 minutos, lavar.

Eficiência: Já ouvi muita gente dizer que esse produto é ótimo, e que tira quase toda a cor do cabelo. Mas por outro lado já vi também pessoas reclamando que não fez nenhum resultado. Isso vai depender da sua cor, tipo de cabelo, etc. Eu recomendo fazer um teste de mecha antes de começar.

Risco de dano: Bem mais leve que os procedimentos que levam descolorante. Porém, ainda sim não é indicado para cabelos frágeis.

9) Soap Cap

O que vai precisar: Pó Descolorante, Água Oxigenada e Shampoo. Modo de fazer: Misture 1 parte de pó descolorante para 1 de água oxigenada, e 1 de Shampoo. Aplique nos cabelos, deixe repousar por no máximo 30 minutos, e depois lave.

Eficiência: Já vi muitos resultados positivos desse procedimento, realmente parece tirar a maior parte da cor.

Nunca testei, em breve testo e digo para vocês se funciona realmente.

Risco de Dano: Recomendado apenas para cabelo fortes e saudáveis, pois apesar de ser mais suave que uma Descoloração Tradicional, ainda pode causar corte químico caso seu cabelo já

esteja fragilizado.

10) Effaçol

O que vai precisar: Effaçol, Água Oxigenada (volume que preferir) Modo de fazer: O Effaçol é um descolorante da marca L'oreal, usado para remover a cor. Misture uma medida de 1 de Pó Effaçol para 2 de água oxigenada. Aplique no cabelos, deixe repousar por 35 minutos, depois lave.

Eficiência: Nunca tinha ouvido falar desse procedimento, apesar dele ser famoso. Acredito que por ser um pó que já é indicado para remover cores, o resultado deve ser ótimo.

Nunca testei, em breve testo e digo para vocês se funciona realmente.

Risco de Dano: Os riscos são os mesmos que uma descoloração, é indicado apenas para cabelos que estão fortes e saudáveis, pois em

cabelos frágeis pode causar corte químico.

11) Descoloração

O que vai precisar: Pó Descolorante e Água Oxigenada (volume que preferir) Modo de fazer: Misture o pó descolorante na água oxigenada, na proporção de 1 quantidade de pó para duas de oxigenada. Aplique no cabelo, deixando repousar por no máximo 30 minutos. Lave.

Eficiência: Gente, vou ser muito sincera. De todos os procedimentos que já testei, esse foi o pior. Além de causar muitos danos ao cabelo, não pode ser repetido pois iria piorar ainda mais a situação dos seus fios, fora que dependendo da cor que seu cabelo estiver ele NÃO VAI desbotar. Vou dar um exemplo do meu cabelo, que está rosa, e que estou tentando desbotar a meses... ele já estava num tom escuro e muito desbotado, então descolori ele na esperança de sair toda a cor. Mas na realidade ficou um tom de rosa muito mais vivo. Depois disso tentei várias outras vezes, e foi sempre o mesmo resultado. Risco de Dano: Esse método é recomendado apenas em último caso, e apenas para cabelos que estão muito fortes e saudáveis, já que pode gerar danos gravíssimos, incluindo corte químico.

Pessoal, espero que tenham gostado desse post, e me desculpem pela falta de fotos, e por não ter como contar para vocês se todas as receitas funcionam mesmo ou não. Ao longo do tempo vou testando e postando aqui as fotos, mas tenham paciência pois eu tenho só um cabelo! haha Lembrando de novo que todos os créditos são do Chibi Room, todos os procedimentos que indiquei eu encontrei no site. Aliás pessoal, vale muito a pena visitar, eu amo demais esse site e nele você pode encontrar várias dicas e inspirações para cabelos coloridos. Então é isso, e até o próximo post!


bottom of page